“Uma Igreja capacitada pelo Espírito Santo, para anunciar Jesus Cristo”


“Eu vos farei pescadores de Homens” (Mt. 4.19)”

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

VOCÊ É ESPOSA DE PASTOR?






Nas comunidades cristãs ao redor do mundo o papel como esposa de pastor é considerado como um privilégio e é uma posição a qual é respeitável e traz certa distinção. A responsabilidade para a esposa do pastor varia de Igreja para igreja. Por sermos chamadas por Deus, Ele nos capacita com dons em particular (Efésios 2:10). Há variedades de talentos entre as esposas de pastores. Elas são usadas por Deus de diversas maneiras. Algumas se saem bem na área de ensinamento e pregação. Outras cantam e dirigem o louvor. Algumas se esmeram na decoração e preparação de alimentos para ocasiões especiais. Vivemos um tempo onde há uma maior flexibilidade para as mulheres e cada uma deve sentir-se na liberdade para contribuir com seus talentos. Não importa em que área da Igreja lhe corresponderá trabalhar, pois onde quer que vá terá a oportunidade de ganhar o coração da congregação e influenciar no crescimento espiritual do rebanho.

Eis aqui algumas características destas mulheres exemplares:

1. Alimeta o rebanho de Deus

Em primeiro lugar, esta mulher caminha ao lado de um homem escolhido por Deus para guiar a congregação. A palavra “pastor” se origina de “pastos” o qual implica que o pastor e sua esposa têm como dedicação exclusiva alimentar o rebanho de Deus.

Para esta tarefa ela deve estar preparada no conhecimento da Palavra de Deus. Na medida do possível deve participar de seminários onde pode adquirir maior conhecimento e assim trabalhará com maior eficiência.

Se sua responsabilidade familiar não lhe permite, pode valer-se de uma infinidade de recursos disponíveis em livrarias cristãs e hoje em dia também se encontra muita facilidade pelo meio eletrônico.

Sua vida de oração deve ser exemplar sendo uma fonte de fortaleza e paz interior. É através da oração que o Espírito Santo a capacitará com sabedoria para dar conselhos e consolo as almas sedentas.

2. Dá apoio incondicional ao seu esposo.

O seu principal chamado é dar apoio incondicional ao seu esposo tanto em privado como em público. Os mandamentos do matrimonio estão no livro de (Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Nas ultimas décadas as bases do matrimônio tem sido corroídas pelo inimigo. Portanto, o matrimônio pastoral debe investir tempo e dedicação em cultivar esta relação primordial estabelecida com um propósito divino. Tristemente temos sido testemunhas de conflitos como infidelidade e divórcio entre casais dentro do ministério. A esposa tem um papel importante em prevenir tais conflitos e o casal deve cultivar um relacionamento matrimonial baseado no respeito e consideração mutua. A vida publica do ministro muitas vezes recebe queixas e em algumas ocasiões muitas criticas. Como mulher sabia a esposa do ministro deve ter a sensatez de permanecer serena e apresentar toda duvida e inquietação ao Senhor em oração. Nunca deve ceder a tentação de responder às criticas com insensatez, pois com discernimento conseguira compreender as intenções das palavras ásperas, (Provérbios 3: 24; 12:18) e estas são ocasiões para crescer na paciência.

3. Cultiva um espírito de serva 

Como serva na vinha do Senhor, a esposa do ministro sabe que sua vida está a disposição do povo de Deus. Em cada missão que empreende com seu esposo, ela envolve a comunidade de crentes fazendo-os sentir-se parte da família de Deus. Cada pessoa na congregação deve sentir-se aceita, não importando sua posição social. Na igreja ninguém deve ser ignorado, e sim tratado com respeito e consideração.

4. Forme uma liderança

A Bíblia exorta as mulheres maduras na vida cristã para que sejam mestre da mais novas. Em nosso mundo digital, de Internet, microondas, os valores tradicionais parecem estar perdendo valor. Muitas pessoas necessitam um estimulo positivo para guiar-lhes aos valores e padrões de vida bíblicos. A Palavra exorta as mulheres maduras: “Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada”.(Tito 2: 4-5)

4. Dedique tempo a sua saúde e aparência pessoal.

Por ser a primeira Dama de sua Igreja, a esposa do pastor deve ser cuidadosa com sua aparência pessoal. Se vestir de acordo com o que pode. Se for tempo de escassez, encontrará lugares populares com preços mais acessíveis a sua renda, e em tempos de abundancia pode aproveitar as queimas de estoques em lugares melhores. Deve cuidar de sua saúde e de sua família e escolha alimentos saudáveis e nutritivos para evitar o aumento de peso excessivo. É altamente recomendável que aproveite momentos de recreação pessoal e familiar.

Conclusão

É a esposa do pastor uma super mulher? Claro que não! Ela é de carne e osso e em sua vida também há momentos de desanimo e conflitos. Mas sua fortaleza espiritual vem de sua confiança absoluta no Salvador. E por isto, não se cansa de fazer o bem.

Finalmente, gostaria de afirmar que a mulher cristã de hoje tem grandes oportunidades para servir eficazmente na igreja. Esta geração tem dado oportunidade para exercer muita influencia nos campos de conhecimento, ciência, e medicina. Assim que se faz necessário continuar estimulando o desenvolvimento de seu ministério de forma estratégica e deliberada. Cada congregação deve investir recursos no desenvolvimento de liderança feminina. A visão deve expandir-se a todos os componentes do corpo de Cristo, no qual as mulheres são parte fundamental.
Postado por Pastora Vanuza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário